sábado, 14 de março de 2009

Trabalho de Conclusão de Curso - DISCURSO RELIGIOSO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - RÁDIO.


Prestes a terminar o Curso de Comunicação Social com a Habilitação em
Rádio e Tv, tenho como tema para o Trabalho de Conclusão do Curso o
seguinte:
DISCURSO RELIGIOSO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - RÁDIO.
Qual é a razão de ser do trabalho?
É muito simples: Hoje, a Comunicação inaugura o advento de um complexo
modo de viver, redistribui e interage com a cotidianidade das pessoas,
na qual se constroem os significados por meio das formas simbólicas e
da diversidade de linguagens da mídia.
Nesta conjuntura de tecnologia e ciência se está diante de desafio
duplo: por um lado está a Igreja que quer ser fiel ao seu chamado, sua
missão e quer fazer vincar a mensagem que tem por missão de transmitir
a todos os homens e mulheres como é o mandato de Jesus Cristo seu
fundador: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todos os homens
(Cfr. Mc 16,15). Por outro estão os desafios tecnológicos que
massissamente esmagam todas as correntes de pensamento humano. Diante
desta turbulência de evolução tecnológica que métodos, que linguagem a
Igreja Católica deve adotar para que a o Evangelho atinja o homem
midiático?
Para responder a estes desafios, a Igreja tem procurado se atualizar,
adquirindo emissoras e canais radiofônicos e inclusive nunca investiu
tanto no setor da comunicação como nos últimos anos. Só que quanto
mais investe, tanto mais parece ser neutralizada. Apesar da subida
galopante das emissoras católicas no Brasil ( rede católica de Rádio)
tem se constatado, de acordo com a reportagem da Folha citando a
pesquisa, da fundação norte-americana Pew Forum, divulgada no final de
2006, demonstra que o número dos movimentos pentecostais no Brasil tem
vindo a crescer e o dos católicos diminuindo.
Diante deste cenário, este trabalho tem como objetivo específico
apresentar os Meios de Comunicação Social (Rádio) como o primeiro
“areópago” no processo da Evangelização dos tempos modernos e integrar
a mensagem Cristã na nova Cultura criada pelos Meios de Comunicação
Social;
Quer também estabelecer uma reflexão entre a Igreja, a técnica e a
vida social no modo de pensar, de agir e sentir do homem pós-moderno;
Fazer da capacidade técnica humana não um mero aprendizado da
manipulação técnica dos dispositivos. Mas sim, uma indagação acerca
das faculdades imaginárias da experiência, de suas dimensões
ontológica, ética e estética, o que vai além do atual “marketing” da
fé.
Pretende buscar as razões do por que a mensagem pregada pela Igreja
Católica através do Rádio não tem sido persuasivo e consequentemente
nos propomos rever o Discurso religioso nos Meios de Comunicação
Social (Rádio) para detectar as patologias da Igreja no uso dos Meios
de Comunicação como provável justificativa da constante diminuição dos
fiéis na Igreja Católica.
Se olharmos para as características do rádio bem como o seu potencial
na propagação da mensagem e para a missão que a Igreja tem que é
conservar a doutrina de Cristo na integridade, pureza e transmiti-la
fielmente a todos os povos na plenitude da verdade e da graça,
encontraremos a justificativa deste trabalho.
Que Deus me ilumine para que possa dar um contributo valioso no
processo da evangelização.
Reze por mim para que seja iluminado técnica e profissionalmente pelo
Espírito Santo durante o desenvolvimento do tema proposto.

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